Zermat II

terça-feira, 11 janeiro, 2011 at 17:40 (Suíça, Valais, Zermatt)

Então subi… o caminho é maravilhoso de trem…

…sempre com o Matterhorn ao fundo, com 4.478m de altura… na fronteira entre a Suíça e a Itália.

A história do Matterhorn: Como resultado das enormes forças da natureza, a África aproximou-se da Europa 100 milhões de anos, e o oceano entre os dois continentes começaram a recuar. 50 milhões de anos depois, grandes grupos de rochas começaram a deformar e “dobrar”….

…e o Matterhorn nasceu das massas de rocha forçando seu caminho para cima. É um marco e símbolo da Suíça, a montanha mais bonita e mais fotografada do mundo (segundo o site de Zermatt!!!).

A cidade pequenina ficando para trás… muitas outras montanhas… todas branquinhas, cheias de neve. As pessoas esquiando… lindo!!! Como as montanhas de Zermatt ficam na fronteira, as pessoas começam esquiando na Suíça e podem descer pela Itália.

Gornergrat fica a 3.089 metros de altitude… saindo do trem já dá para sentir o ar mais rarefeito… fica um pouco mais difícil de respirar.

Há um hotel, um restaurante e um píer… estava um dia lindo… céu azul, sol… o que destaca ainda mais a beleza das montanhas cobertas de neve!!!

E agora estou aqui…. escrevendo o blog, nesse visual maravilhoso, tomando uma cerveja… com o sol quente batendo… e o Matterhorn e as outras montanhas na minha frente!!!

Espetacular! (Como podem ver, parte do blog escrevi lá… por isso as diferenças nos tempos verbais!! Mas decidi não mudar, para manter a sensação de encantamento de quando estava lá!!!)

Agora é hora do almoço… e o terraço/píer está lotado… todos com roupas de esqui e as botas de esqui… engraçado… quando andam parecem robozinhos!! Italiano de um lado, espanhol de outro… francês na frente.. e alemão!!!

Fiquei 4 horas lá em cima…

…até o sol se pôr…

…e o frio me tirar de lá!!

No final do dia encontrei com o grupo e fomos jantar… o prato, claro, uma tradição Suíça… fondue au fromage. Sei que a maioria ama… mas para não é lá essas coisas… queijo derretido com batatas e picles!! Há tantas coisas mais saborosas… fora o cheiro!

Mas… estou na Suíça, e não poderia passar sem Fondue de queijo! E… sem encontrar brasileiros!

A garçonete me ouviu falando português com o namorado da minha amiga alemã (que morou no Brasil)… e respondeu em português… imediatamente achei que era portuguesa, claro!! Mas perguntei o nome…. Rosilene… com esse nome… Brasileira!!! Está em Zermatt há mais de 10 anos… perguntei como aguentava o frio… e ela, com uma cara de desolada… “o marido é daqui, não tem jeito”!!! Além dela, a mesa do lado era de brasileiros… cariocas!

Depois do jantar fomos para o Hotel Post… que é um hotel na avenida principal, com um pub na frente e à noite uma boite.

Fomos para a boite… e é engraçado… as pessoas vão se despindo; um casaco, dois casacos, cachecol, gorro, luva… Mas ainda estava de bota, meia calça, meia, blusa de manga comprida… imagina… numa boite fechada, com calefação, cheia de gente. Já estava começando a passar mal… e terminei indo embora cedo.

No dia seguinte passeamos um pouco pela cidade….

….olha que legal o nevoeiro sobre a cidade…

Tomamos um café e comemos alguma coisa… e vejam a propaganda… no bar, no meio da neve!!!

(…sinta o verão!!!)

 Pegamos o trem para voltar para casa. Aliás um espetáculo à parte….

Todos cheios de sacolas e esquis, botas, capacetes… uma trabalheira! Convenhamos, não é um esporte prático. Tem carregar tudo para cima, esperar o tempo estar bom, com bastante neve, mas sem estar nevando… com sol, mas não quente… então sobe com os equipamentos para o ponto mais alto, de trem ou teleférico. Então, desce por uma pista… chega lá embaixo, pega o teleférico para subir… desce por outra pista… toma alguma coisa no bar… sobe de novo, desce de novo, cai uma vez… e assim vai!!!

Tudo bem… deve ser bom quando está deslizando pela neve!!

De qualquer forma… o visual é maravilhoso… vale a pena ir… na Suíça, na Itália, na França, nos EUA… em Bariloche, bem pertinho e não muito caro!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: